segunda-feira, 12 de agosto de 2013

HOMEM E PILATES


No mundo todo, a grande maioria dos praticantes de Pilates é mulher, porém, no começo não era assim. Joseph Pilates, criador do Pilates, aplicou os seus ensinamentos e comprovou a eficiência do seu método justamente em homens reclusos nos campos de concentração na Inglaterra, durante a Primeira Guerra Mundial. Estes contemplavam melhor saúde e resistência física e deixando de ser afetados pela gripe Influenza que matou milhares de soldados, devido ao método.
           
A procura pelo Pilates vem aumentando cada vez mais, e atingem homens com propostas diferentes: sedentários, atletas, executivos, jovens e idosos. Cada população tem um objetivo dentro do Pilates.

Independente do grupo é preciso sempre respeitar os princípios, como contrair o abdome (umbigo em direção a coluna), concentrar na respiração, manter o alinhamento e fazer o movimento preciso e controlado. Dessa forma, a redução de dores e função muscular aumentam, sejam na vida diária ou nos desportos.
O método tem muito a contribuir na qualidade de vida do homem: preconiza o desenvolvimento harmônico de todo o corpo, tornando-o forte e flexível, com movimentos fluidos e precisos, exigindo máximo controle tanto dos músculos mais superficiais como da musculatura profunda, e ainda, perfeita coordenação entre movimento e respiração. Há também ampliação da capacidade respiratória, a melhora da circulação sanguínea e o desenvolvimento de uma musculatura abdominal forte.

MOTIVOS PARA PRATICAR:
- Melhora o desempenho em qualquer outro esporte:
 “O Pilates é o melhor complemento para atividade física que existe”, diz o professor Luiz Lobassi, da Maha Studio do Corpo, em São Paulo, que já foi bicampeão brasileiro de kung fu. Postura, equilíbrio, estabilidade, flexibilidade, respiração, coordenação, circulação, fortalecimento e resistência: tudo pode ser melhorado. Atletas das mais variadas modalidades são beneficiados. Por exemplo: quem joga tênis ou golfe acaba se dando bem com o aprimoramento da rotação do tronco. Maratonistas melhoram seu tempo com técnicas avançadas de respiração, e lutadores ganham mais flexibilidade e força abdominal.
- Tonifica os músculos do corpo todo:
A grande variedade de exercícios garante um trabalho eficiente para toda a musculatura. “Numa aula dá para trabalhar todas as cadeias do corpo: anterior, posterior e lateral”, diz o professor Antonio Fretz. Outra vantagem é que, ao contrário da musculação, o Pilates não leva à hipertrofia do músculo. “Os exercícios tonificam sem que você perca a flexibilidade”, diz o professor Lobassi.
- Define o abdome:
Um dos principais focos do Pilates é o fortalecimento da musculatura central do corpo. Joseph Pilates deu o nome de “Power House” ao conjunto desses músculos, que abrangem abdômen, coluna e região pélvica. O domínio dessa área é fundamental para os mais variados exercícios físicos. De quebra, sua barriga fica sarada.
- Amplia a flexibilidade e a coordenação:
 “O Pilates é uma das atividades que mais alonga o corpo, da nuca aos pés”, garante Antonio Fretz. Aliando isso à melhora da coordenação, você terá mais facilidade para realizar as tarefas do dia a dia.
- Diminui tensões e elimina stress:
Que fique claro: Pilates é muito diferente de Yoga. Ele utiliza aparelhos próprios, trabalha em séries de dez repetições, permanece menos tempo na mesma postura e não usa meditação. Mas atua no equilíbrio da mente, na concentração e na harmonia do organismo. É como dar uma bica no stress.
- Previne dor nas costas:
Não são só as suas costas que doem. Esse problema atinge cerca de 80% da população mundial em algum momento da vida. A reabilitação da postura que você aprende no Pilates previne dores na coluna e pode corrigir desvios como hipercifose e hiperlordose.
- Dá para fazer com a turma:
Os treinos são democráticos: em uma mesma sala podem estar praticantes de níveis e interesses diferentes. Cada uma das pessoas tem um treino personalizado. O bom nesta história é que você pode fazer uma seqüência de exercícios bem ao lado daquela gata que está num nível mais avançado. Ou do amigo que você arrastou do futebol. O negócio é bom também para casais: um apoia o outro e a motivação só aumenta.
Sozinho ou aliado às outras práticas esportivas, o método Pilates já comprovou sua eficiência e ganha cada vez mais adeptos em todo o mundo. Se você ainda não experimentou, vale a pena conferir!

Referências:
http://revistapilates.com.br/2012/01/10/pilates-e-uma-atividade-para-homens/

Dra. Paula Roberto
Instrutora de Pilates - IT PILATES STUDIO (Catanduva-SP);
Fisioterapeuta - IMES FAFICA;
Pós Graduada em Saúde da Mulher – FAMERP;
Certificada em Pilates - ESPAÇO VIDA PILATES (Ribeirão Preto- SP).

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cheap international voip calls